Pacas

Na Fazenda Inhapim do Brejo, as pacas e as cutias são criadas no mesmo piquete. Porém, neste caso, é necessário a utilização de caixas-ninho diferentes para cada espécie.

Possui interesse em adquirir Pacas? Entre em contato conosco! Nossos animais são registrados junto ao IBAMA e são comercializados de acordo com todos os requisitos legais. * Vendemos apenas animais vivos. 


A paca (Cuniculus paca) é uma espécie de roedor da família Cuniculidae. Anteriormente era denominada Agouti paca.

Etimologia

O termo "paca" se origina do nome tupi para o animal, paka, que também significa "vigilante, desperto, sempre atento".

Características

Geralmente tem duas gestações por ano de normalmente um único filhote, embora, apesar de raro existem casos gemilares. Notívaga, alimenta-se de frutas ou raízes. Assim como a capivara, era encontrada originariamente em quase todo Brasil.

Se caracteriza pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula.

A paca é encontrada na América do Sul, desde a Bacia do Rio Orinoco até o Paraguai. Animal de faro apurado e de ouvido aguçado, vive nas florestas tropicais, de preferência perto de um rio ou riacho. É boa nadadora e gosta da água, que é o local onde ela se refugia quando está em perigo. Sua toca tem muitas saídas de emergência, bem escondidas por folhas. A paca passa o dia na sua toca. Sai para se alimentar somente quando não estiver enluarado: nas fases de lua nova ou crescente, a paca espera a lua se pôr para sair da toca; nas fases de lua cheia e minguante, sai da toca e volta antes de a lua nascer. Ali na toca, a fêmea tem suas ninhadas. Normalmente, gera um filhote por ninhada. Geralmente, as pacas trilham caminhos nas matas, os quais são chamados de carreiro e, por estes caminhos, sempre trafegam em busca de comida, passando por eles todos os dias.