Surubim

Na Fazenda Inhapim do Brejo vendemos apenas peixes vivos e adultos.


 

No Brasil, o surubim é o peixe de água doce de maior preferência e valor comercial. É considerado produto nobre e de marketing já estabelecido naturalmente a nível nacional. Apresenta carne de coloração clara e textura firme com sabor pouco acentuado, baixo teor de gordura e ausência de espinhos intramusculares, o que a torna adequada aos mais variados usos e preparos, agradando ao mais exigente e requintado paladar.

Dentre todas as espécies de peixes existentes no Brasil, podemos destacar o surubim. Esse apresenta cabeça grande achatada, coloração escura no dorso, ranhuras esbranquiçadas nas laterais, pintas na extensão do corpo e ventre claro. É uma das maiores espécies de peixes fluviais, podendo atingir até 1,50m de comprimento e 70kg.

Jundiá

Na Fazenda Inhapim do Brejo nós vendemos apenas peixes vivos e adultos.


Os Jundiás chamam a atenção pelas suas cores - entre marrom e bege - e pelas formas irregulares das suas manchas, que lembram às das onças pintadas. Possui cabeça achatada e maxilar superior um pouco mais longo que inferior.

Seu corpo é revestido de couro, apresentando uma longa nadadeira adiposa. O espinho da nadadeira peitoral é serrilhado em ambos os lados, sendo os olhos de tamanho médio. Esse peixe é onívoro, com uma clara preferência por outros peixes, crustáceos, insetos, restos vegetais e detritos orgânicos.

O crescimento aumenta conforme o acréscimo da temperatura, principalmente nos primeiros anos de vida. A taxa de crescimento dos machos é maior que a das fêmeas até o terceiro ou quarto ano de vida, quando a situação se inverte, pois estas passam a crescer mais rapidamente. O comprimento calculado das fêmeas é de aproximadamente 67 cm e dos machos de 52 cm, sendo que o tempo de vida teórico das fêmeas é de 21 anos e dos machos 11 anos.

Esta espécie promete bons ganhos econômicos em piscicultura e suas principais vantagens são:

  • Suporta temperaturas de 15 a 34°C.
  • Carne saborosa e com poucos espinhos
  • Velocidade de crescimento 
  • Resistência à condições comuns de cultivo.

Tambacus

Na Fazenda Inhapim do Brejo vendemos apenas peixes vivos e adultos.


 

O Tambacu é um peixe híbrido, fruto do cruzamento entre a fêmea do Tambaqui e o macho do Pacu. Por ser um híbrido, o Tambacu não se reproduz e sua engorda é feita apenas em cativeiro.

O Tambacu possui corpo arredondado e é bem maior que o Pacu. Possui escamas finas e lisas e membrana das guelras pequena. È um peixe resistente ao inverno (ao contrário do Tambaqui) e chega a pesar mais de 40kg. Sua coloração confunde bastante os pescadores, pois varia de região para região.

  • Sua carne é bem aceita, devido ao sabor e textura próprios;
  • Muito procurado por pesque e pagues, devido à pesca fácil e pelas boas brigas na ponta da linha;
  • Possui menores índices de gordura do que o Pacu e o Tambaqui;

Catfish

Na Fazenda Inhapim do Brejo nós vendemos apenas os peixes vivos e adultos.


Também conhecido como bagre americano ou bagre do canal, o Catfish é uma espécie originária da bacia do rio Mississipi, dos Estados Unidos. Possui corpo alongado com cabeça deprimida e coloração variada, suas nadadeiras peitorais e a dorsal possuem espinhos duros e pontiagudos.

Sua carne é muito saborosa e com baixo teor de gordura, com filés sem espinhos. É considerado um peixe de carne nobre e é conhecido como um "peixe de inverno".

Tilápias

Na Fazenda Inhapim do Brejo, trabalhamos com a engorda de Tilápias da linhagem GIFT (lê-se “guifiti”), que significa Tilápia Cultivada Geneticamente Melhorada (Genetically Improved Farmed Tilapia). 

Na Fazenda Inhapim do Brejo vendemos apenas peixes vivos e adultos. Sobre a entrega, você pode retirar os animais em nossa fazenda ou contratar a entrega terceirizada.


As Tilápias são peixes de água doce, do gênero Tilapia, nativas do continente africano e da Ásia Menor. Predominam em águas quentes e a temperatura da água para o cultivo pode variar de 20 a 30°C.

A linhagem GIFT foi obtida através de um programa de melhoramento genético que teve como base genética 8 linhagens de tilápias do Nilo. Foi um esforço conjunto de países do sudeste asiático e da África, coordenado pelo ICLARM (International Center for Living Aquatic Resources Management), que também contou com a colaboração de instituições governamentais, universidades e centros de pesquisas de diversos países. (¹)

A Tilápia é uma das espécies que mais se destaca na prática de piscicultura no Brasil. Dentre os fatores que ajudaram esta espécie a se destacar, podemos citar:

  • fácil adaptação às variadas condições de cultivo nas diferentes regiões do país;
  • curto ciclo de engorda - cerca de 6 meses;
  • alimentam-se dos itens básicos da cadeia trófica;
  • aceitam uma grande variedade de alimentos;
  • respondem com eficiência à ingestão de proteínas de origem vegetal e animal;
  • são bastante resistentes às doenças, superpovoamentos e baixos teores de oxigênio dissolvido;
  • desovam durante todo o ano nas regiões mais quentes do país.

A Tilápia, além disso, possui boas características organolépticas e nutricionais, tais como:

  • carne saborosa;
  • baixo teor de gordura (0,9g/100g de carne) e de calorias (172 kcal/100g de carne);
  • ausência de espinhas em forma de Y (mioceptos);
  • rendimento de filé de aproximadamente 33% a 37%, em exemplares com peso médio de 600g, que a potencializa como peixe para industrialização.